IFMT

Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação

início do conteúdo

MANUAL DO MÓDULO DE EXTENSÃO DO SUAP


Manuais elaborados pela PROEX


logotipo do suap

Nesta prática de laborário (oficina técnica) será construído/configurado uma plataforma virtual para apoiar a seleção de projetos de extensão. O sistema SUAP - Módulo Extensão, oferece todo suporte necessário para realizar as seguintes atividades: a publicação do edital de seleção, possibilitar o usuário submeter os respectivos projetos e realizar a alocação dos servidores para realizar a pré-seleção e seleção dos projetos. O fluxo do módulo extensão encerra-se com a divulgação da seleção dos projetos aprovados.

O ponto de partida consiste em cadastrar o edital. Logo em seguida, é aberto para inscrição de projeto (atividade de submeter o projeto). A próxima etapa é realizar a pré-seleção e seleção do projeto de acordo com atribuição de nota com base nos critérios estabelecidos no edital. Na etapa de execução, o servidor deve acessar o projeto e registrar a execução das atividades e registrar a conclusão do projeto. Posteriormente, o acompanhamento realiza-se pelo coordenador de extensão através da validação das informações, avaliação das metas, avaliação dos gastos e por fim: emitir parecer de conclusão do projeto.

A prática de laboratório está organizada em 3 partes:

  1. configuração do edital de extensão e definição da equipe de avaliadores;
  2. avaliação dos projetos realizado pela equipe de pré-avaliadores (coordenador de extensão) e avaliadores (comissão de avaliadores);
  3. envio do projeto pelo servidor responsável e execução do projeto logo após o projeto selecionado.

A principal característica do módulo extensão são as etapas divididas por período de tempo: Na configuração do edital, torna-se necessário realizar o cadastro do calendário com rigor para as etapas serem seguidas de acordo com a linha temporal. (Nota: 00:00 corresponde ao 1º minuto e 23:59 ao último minuto do dia informado)

Inscrição Pré-Seleção Seleção Divulgação da seleção

tabela 1 - etapas divididas por período de tempo
Figura 1. Cadastro do calendário por ordem temporal.

 

Nota: Os vídeos aula a seguir não possuem audio.

 

Parte 1: configuração do edital de extensão e equipe de avaliadores

Antes de definir a equipe de avaliadores, deverá criar e cadastrar o projeto de extensão no sistema SUAP (usando o menu: Extensão > Editais > Editais). O módulo de extensão possibilita o cadastro de edital.

1. Crie um projeto de extensão (Vídeo parte 01_1 - cadastro de edital)

  1. Cadastre o projeto de extensão e seus respectivos anexos através do seguinte menu do SUAP: Extensão > Editais > Editais > Adicionar edital;
  2. Preencher os dados do Projetos. Em calendário, cadastrar a data e horário do início das inscrições, fim das inscrições, início da pré-seleção, fim da pré-seleção, início da seleção, fim da seleção e divulgação da seleção.
  3. Nota do Calendário: a data é de extrema importância e deve possuir o rigor no momento do cadastro, pois as etapas estarão disponíveis de acordo com a definição de data e horário.
  4. Anexos dos Projetos: "Anexos dos Projetos" são configurações realizadas no cadastro do edital, e que proporciona aos coordenadores do projeto de extensão enviarem documentos em anexos. Portanto, o primeiro passo consiste em configurar os parâmetro de entrada no cadastro do edital através do botão adicionar anexo. Atenção ao Tipo de Membro: Coordenador Docente (Corresponde aos servidores docentes que irão submeter o projeto e seus respectivos anexos via SUAP) ou Coordenador técnico administrativo (Corresponde aos servidores técnicos administrativos que irão submeter o projeto e seus respectivos anexos via SUAP).
  5. Realize o cadastro de tema no seguinte menu: Extensão -> Projetos -> Cadastros -> Tema. Caso não houver a área temática, realize o cadastro através do menu: Extensão -> Projetos -> Cadastros -> Área Temática.

 

2. Defina comissão de avaliação (Vídeo parte 01_2 - defina comissão de avaliação)

  1. Através do menu: Extensão > Editais > Comissão de avaliação, clicar no botão adicionar comissão de avaliação ao Edital cadastrado.
  2. No campo procurar, digitar o nome ou número de matrícula do servidor desejado.
  3. Em seguida, clicar no botão salvar.
  4. Após a definição da comissão de avaliação, a submissão de projeto pelo usuário está disponível (ver passo 1 da parte 03) .

 

3. Indicar Pré-avaliador (Vídeo parte 01_3 - indicar pré-avaliador)

  1. Através do menu: Extensão > Projetos > Indicar Pré-Avaliador. O usuário deve clicar no link do edital. Em seguida, aparecerá os projetos enviados. O usuário deve clicar no botão Indicar Pré-avaliador.
  2. O botão Indicar pré-avaliador possibilita definir o servidor coordenador de extensão para pré-avaliar determinado projeto. Logo em seguida, deve preencher o número da matrícula ou nome do servidor e clicar no botão enviar dados.
  3. Após a denição do pré-avaliador, o usuário com perfil de pré-avaliador (coordenador de extensão) esta apto para pré-avaliar os projetos (Ver passo 1 da parte 02).
  4. Nota: Cada projeto, deve possui o pré-avaliador relacionado para aceitar ou rejeitar o projeto. Os projetos aceitos, seguirão para etapa de seleção e receberão as notas de acordo com critérios definidos no edital pela comissão avaliadora.

 

4. Indicar Avaliador (Vídeo parte 01_4 - indicar avaliador)

  1. Através do menu: Extensão > Projetos > Indicar Avaliador, o usuário deve indicar o Avaliador do Projeto (Definido anteriormente na comissão de avaliação, Vídeo parte 01_2 - defina a comissão de avaliação).
  2. Em seguida, clicar no link do edital. Depois, clicar no botão selecionar avaliadores.
  3. Na próxima tela, indicar os avaliadores listados e clicar no botão enviar dados.
  4. A próxima etapa consiste na avaliação dos projetos pelos servidores designados na comissão de avaliação.
  5. Nota 01: Esta ação esta relacionada com a definação da comissão de avaliação anteriormente configurada no menu: Extensão > Editais > Comissão de avaliação.
  6. Nota 02: Antes de indicar o avaliador, o servidor que assumirá o papel de avaliador, deve acessar o sistema SUAP através do menu: Extensão -> Projetos -> Áreas Temáticas de Seu Interesse, e adicionar a área temática de conhecimento, conforme tela abaixo:
    Cadastrar Área Temática De Interesse

 

 

Parte 2: avaliação dos projetos enviados pela equipe de pré-avaliadores (coordenador de extensão) e avaliadores (comissão de avaliadores)

Após o período de inscrição, torna-se possível realizar a pré-seleção e seleção dos projetos enviados.

1. Realize a pré-seleção (Vídeo parte 02_1 - realizar a pré-avaliação)

  1. Através do menu: Extensão > Projetos > Pré-avaliar, o usuário realiza a pré-avaliação do projeto.
  2. As opções são: Pré-selecionar ou não selecionar um determinado projeto.
  3. Para pré-selecionar, o usuário deve clicar no botão Pré-selecionar.
  4. Após a fase de pré-avaliar, torna-se possível indicar o avaliador (ver passo 4 da parte 01).

 

2. Realize a seleção (Vídeo parte 02_2 - realizar avaliação)

  1. Através do menu: Extensão > Projetos > Avaliar;
  2. Clique no Link do edital, em seguida aparecerá as opções Visualizar, Avaliar e Imprimir. Para avaliar, clique no botão Avaliar.
  3. No formulário de avaliação do Projeto, o usuário deve registrar as notas (de acordo com critério definidos no edital) e finalizar preenchendo o campo parecer.
  4. Após avaliação dos projetos e o decorrer da data final de seleção e divulgação da seleção, definido no calendário do edital, Figura 1, os projetos mudam o status de selecionado para SIM.
  5. Os projetos que foram selecionados, devem prosseguir para etapa de execução. O usuário (servidor) responsável pelo projeto deve registrar a execução do projeto (ver passo 2 da parte 03).

 

3. Registra a validação das informações do edital (Vídeo parte 02_3 - validar execução)

  1. Após a execução do projeto, o usuário com perfil de pré-avaliador (coordenador de extensão) deve acessar o menu: Extensão > Projetos > Monitoramento.
  2. Em seguida, clicar na opção Acompanhar Validação.
  3. Logo em seguida, na Aba Metas, o usuário deve aprovar o projeto selecionando o botão Aprovar no campo Avaliação.
  4. Na Aba Gastos, no campo avaliação o usuário deve clicar no botão Aprovar.
  5. Nota: Na aba conclusão do projeto, a opção de preenchimento estará disponível para o usuário que submeteu o projeto após as atividade de validação (ver passo 3 da parte 03).

 

4. Emita o parecer de conclusão do Projeto (Vídeo parte 02_4_emitir parecer do projeto)

  1. Após o usuário que submeteu o projeto finalizar a conclusão, torna-se possível emitir parecer de conclusão do projeto (ver passo 3 da parte 03).
  2. O usuário acessa o menu: Extensão > Projetos > Monitoramento. Em seguida, deve clicar no botão Acompanhar validação.
  3. Na aba Conclusão do Projeto, o usuário deve clicar no botão Emitir Parecer para emitir o parecer do Projeto.
  4. Em seguida, preencher os campos observação e selecionar se o projeto deve ser aprovado, depois clicar no botão enviar dados.

 

 

Parte 3: Envio do projeto pelo servidor responsável e execução do projeto logo após o projeto selecionado

Esta etapa consiste em registrar os dados do projeto e seus respectivos anexos e enviar para avaliação. A etapa de envio do projeto, enquadra-se na fase de planejamento. A fase de execução, inicia-se somente quando o projeto enviado for aprovado após a avaliação. O servidor responsável pelo projeto deve registrar a execução das atividades, a conclusão do projeto e finalizar a conclusão.

1. Realize o envio do projeto (Vídeo parte 03_1_submeter_projeto)

  1. Após o cadastro do edital e inscrição aberta torna-se possível submeter o projeto (todo servidor cadastrado no SUAP pode submeter projetos);
  2. O servidor deve acessar o Sistema SUAP e clicar na opção submeter projeto (Menu: Extensão > Projetos > Submeter Projetos), em seguida, deve preencher os dados do projeto e seus respectivos anexo e clicar no botão enviar;
  3. Na aba Caracterização dos Beneficiários, o usuário deve registrar os dados;
  4. Na Aba equipe, torna-se possível adicionar a equipe do Projeto;
    1. O servidor responsável pelo envio do projeto (Coordenador Docente ou Coordenador Técnico Administrativo) deve acessar a aba Equipe e clicar no botão gerenciar anexos, para inserir os respectivos anexos, conforme registrado nos parâmetros de configuração do edital.
  5. Na Aba Metas/Atividades, deve registrar os dados referente as metas e atividades;
  6. Na Aba Plano de Aplicação, o usuário deve adicionar memória de cálculo.
  7. Na Aba Plano de Desembolso, o usuário deve registrar os dados;
  8. Na Aba Anexo, o usuário deve adicionar o anexo.
  9. O usuário deve indicar o pré-avalador para os projetos enviados (ver passo 3 da parte 01).
  10. Nota: Após o envio do projeto, deve aguardar a avaliação. Caso o projeto for selecionado, deve prosseguir as seguinte fases abaixo. Após o envio do projeto, o usuário não possui mais permissão para alterar os dados.

 

2. Realize o registro de execução das atividades e conclusão do projeto (vídeo parte 03_2_registro de execução)

  1. Através do menu: Extensão > Projetos > Meus Projetos, o usuário deve percorrer as abas do sistema para registrar os dados referente a execução.
  2. Na Aba conclusão, o servidor deve registrar a conclusão do Projeto.
  3. Nota: Após o registro de conclusão do projeto, o projeto estará disponível para avaliação do coordenador de extensão (usuário com perfil pré-avaliador), que valida as informações (ver passo 3 da parte 02).

 

3. Finalize a conclusão do projeto (Vídeo parte 03_3_conclusão do projeto)

  1. No Menu Extensão > Projetos > Meus Projetos, o usuário deve registrar a conclusão do projeto na aba Conclusão.
  2. Após registrar a conclusão, o servidor responsável pelo projeto encerra sua participação no edital de seleção. A próxima etapa, encerra-se com o parecer de conclusão do projeto emitido pelo coordenador de extensão (perfil de pré-avaliador).
início do rodapé